Você está aqui

Inktober: Artista espalha a consciência da saúde mental através da arte

Inktober: Artista espalha a consciência da saúde mental através da arte

Para ilustradores e amantes do desenho, o mês de outubro é conhecido pelo movimento “Inktober”- criado pelo artista Jake Parker -, onde durante 30 dias do mês usam suas habilidades para expressar seus sentimentos por meio da arte do desenho.

Com o objetivo de registrar suas ilustrações e incentivar mais pessoas a mostrarem sua arte, os artistas publicam seus desenhos nas redes sociais com a hastag #inktober, assim fazendo que o movimento ganhe mais força.

O projeto teve início em 2009 e a cada ano vem crescendo e incentivando mais pessoas. No Twitter e Instagram, por exemplo, a hastag alcançou mais de 6 milhões de menções.

No Inktober de 2016, o artista Shawn Coss ganhou muito destaque ao publicar um conjunto de dez desenhos que ilustram doenças mentais de uma forma impactante. Os desenhos de Coss foram publicados no Facebook e alcançou mais de um milhão de usuários na rede.

Segue abaixo, parcialmente, o trabalho realizado por Shawn Coss:

1- Bulimia nervosa 
Grave doença alimentar onde a pessoa come compulsoriamente e sequencialmente age contra o ganho de peso, normalmente vomitando o alimento ingerido. São mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil.

2- Síndrome do pânico
Doença caracterizada pela ansiedade, crises de desespero e também de medo intenso, mesmo em momentos tranquilos e de segurança absoluta. 

3- Tricotilomania
Lamentável distúrbio que induz a pessoa a compulsoriamente arrancar cabelos de seu próprio corpo.

4- Distúrbio de Atenção
Doença crônica que leva a desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muito comum no Brasil, mais de 2 milhões de casos apenas no último ano.

5- Transtorno dissociativo de identidade
Condição onde a pessoa possui várias personalidades, que por diversas vezes interagem entre si, induzindo a tomada de decisões e ações pessoais. Doença considerada rara no Brasil. 

6- Transtorno de ansiedade social
Também conhecido como "fobia social", é um distúrbio caracterizado pelo medo de passar vergonha em público ou momentos de socialização pessoal.

7- Depressão nervosa
Possivelmente a doença mental que mais atinge os brasileiros, caracterizada pela alteração no humor pessoal, levando a profunda tristeza e a massiva perda pelo interesse. Doença tratável por um médico e que se resolve dentro de poucos meses.

8- Transtorno bipolar

Outra doença que altera o humor pessoal, variando as emoções entre depressiva a, até mesmo, sentimentos maníacos.

9- Insônia
Doença que leva o indivíduo a perder o sono, dificultando o de iniciar ou manter o mesmo. As principais causas são o estresse, ansiedade e consumo de álcool.

10- Agorafobia

Fobia de sentir pânico, medo de entrar ou ficar em lugares onde seja difícil de fugir. É considerado um medo de sentir medo. São mais de 150 mil casos no Brasil no último ano. 

Para acompanhar os demais trabalhos de Shawn Coss, acesse sua página oficial aqui

Comentários