Você está aqui

O Planetário do Carmo foi reaberto em São Paulo com sessões gratuitas

O Planetário do Carmo foi reaberto em São Paulo com sessões gratuitas

A maioria das pessoas nem sabem que existe um planetário na zona leste. O Planetário do Carmo estava fechado desde 2007 e foi reaberto em 8 de maio atraindo um grande público. O funcionamento é somente aos finais de semana e tem entrada gratuita. Além deste, há também o Planetário Professor Aristóteles Orsini que reabriu no Parque do Ibirapuera em janeiro deste ano.

Os gastos com a reforma giraram em torno de R$ 1,2 milhão e agora os moradores da região têm mais uma opção de lazer. O destaque é a cúpula de 20m de altura, onde encontra-se o modelo Universarium VIII, fabricado pela Carl Zeiss, empresa alemã. Todas as estrelas são representadas com alto nível de brilho combinado com pequenos diâmetros projetados diretamente por luz branca pura através de 9.000 fibras ópticas e 109 lentes.

Também é possível simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar, eclipses, buracos negros e outros fenômenos cósmicos. O próprio design starball indica que o Universarium VIII modo geocêntrico, permite que a observação de qualquer latitude/longitude do planeta Terra. Outra característica é a possibilidade de saltar 3 mil anos para frente ou para trás no tempo com total correção astronômica, com projeção de estrelas, planetas, cometas, linhas de referência da esfera celeste, desenhos das constelações, cometas e objetos do céu profundo.

O prédio do Planetário do Carmo tem 1.750 m² e é composto por sala de projeção com 230 lugares e teto em forma de cúpula de 20 metros de diâmetro – com poltronas em posição unidirecional – celóstato para visualização do Sol e sala de aula com 70 lugares, além de espaço para leitura e exposições no saguão.
Atrás do planetário, há uma esplanada cósmica onde estão localizados dois telescópios para observação monitorada do céu e atividades ligadas à astronomia.

Atendimento a grupos escolares

Grupos de estudantes, acompanhados de um professor para cada 15 alunos, poderão visitar o Planetário do Carmo às quartas, quintas e sextas-feiras nas sessões que acontecem às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com 30 minutos de duração cada, por meio de agendamento realizado pelo e-mail: agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2522 4669.

Serviço

Planetário do Carmo
Rua John Speers, nº 137
Funcionamento: sábados e domingos
Horários: sessões às 10h, 12h, 15h e 17h.
Duração: 30 minutos
Gratuito

@Fonte: Mistura Urbana

Comentários