Você está aqui

Dicas para poupar dinheiro em 2016

Dicas para poupar dinheiro em 2016

Agora sim o ano realmente começou! Após comemorações, viagens, férias de final de ano, você não pode começar 2016 no vermelho, não é? O início do ano é um período cheio de surpresas, pois com ele chegam as contas para pagar e então percebemos que não temos nenhum dinheiro ou reserva que podemos contar para essa hora de “aperto”, pois não economizamos.
Uma das coisas mais difíceis de fazer é economizar dinheiro e muita gente pensa que um planejamento financeiro é besteira, mas tendo organização e controle adequado de seus gastos é possível ter dinheiro durante os 366 dias (ano bissexto) deste ano, além de poder arcar e até mesmo extinguir algumas dívidas.

Pensando nisso, separamos quatro dicas que lhe ajudarão a ter dinheiro durante todo o ano:

Faça um balanço do ano anterior

Faça uma anotação de tudo que gastou em 2015. Seja criterioso e não esconda nada, pois esse balanço que ajudará a montar o orçamento do ano atual. Tente identificar qual área (alimentação, roupas, despesas da casa, etc) que mais gastou e se tem como economizar.
Esse primeiro olhar crítico ajudará a perceber o destino, muitas vezes incorreto, do seu dinheiro e assim fazer um planejamento para que no final o saldo seja positivo.

Programa-se para guardar dinheiro nos próximos meses

Você já pensou se guardar uma quantia, mesmo que pequena, todos os meses do ano? E já pensou que no final do ano esse dinheiro lhe renderá um extra muito bem-vindo? Pois é! Após identificar a área que está gastando mais e começar a fazer o planejamento atual, inclua no seu orçamento uma entrada mensal, esse valor ajudará em momento de “apertos” e provavelmente no final do ano.

Defina as metas anuais

Para algumas pessoas, escrever metas anuais pode parecer utópico, pois acham que com o passar do tempo, essas resoluções podem ser esquecidas, mas para um planejamento financeiro as metas são mais que bem-vindas.  Se você pensa em viajar, ter uma bike, entrar na academia, reformar a casa, ter uma casa própria ou um carro, é necessário incluí-los nas metas anuais, pois terá que se programar financeiramente e economizar para poder alcançar esses objetivos.

Corte gastos desnecessários

Alimentação, casa, entretenimento e compras aleatórias, são algumas das coisas que gasta muito dinheiro. Por exemplo: Ao invés de comprar comida todo os dias, invista em levar a famosa marmita de casa, além de saber o destino certo da comida, você economizará.  Em casa, substitua as lâmpadas tradicionais por lâmpadas econômicas ou LED – aqui vale até incluir uma política de consumo na própria casa, como desligar o chuveiro no verão e desligar a luz durante o dia.  No entretenimento, procura eventos culturais gratuitos em sua cidade, faça treinos coletivos em parques pela cidade.
O corte de alguns gastos desnecessários, ajudará em um saldo positivo em todo final de mês.

Após seguir nossas dicas, separe um dia da semana para verificar como anda seu orçamento.  Assim, poderá acompanhar e ver o que pode melhorar, além de ter um controle maior da sua vida financeira.

Comentários