Você está aqui

8 Universidades de Portugal que aceitam o Enem

8 Universidades de Portugal que aceitam o Enem

Apesar do exame conceder bolsas, as universidades públicas cobram mensalidades

Um acordo entre o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o governo português, aumentou para oito o número de instituições de ensino que aceitam o resultado do Enem.

Entre eles, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), localizado na cidade de Barcelos, no norte de Portugal está na lista de universidades que considerarão as notas do exame.

Junto ao IPCA, o número de universidades portuguesas que aceitam o Enem chega a oito, são elas:  o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a Universidade de Coimbra e as universidades do Algarve e da Beira Interior.

A Universidade de Coimbra foi a primeira a aceitar estudantes brasileiros em 2014, desde então outras universidades portuguesas aderiram à política de ingressão. Apesar do exame conceder a bolsa, caso passe, deve ser levado em conta os aspectos de valores.

Segundo informação do site Estudar Fora, mesmo as universidades públicas cobram mensalidade, a diferença é que o pagamento é feito por uma taxa anual.

Também deve levar em consideração a moeda do país, no caso o euro e além dos gastos com os estudos, devem ser contados moradia e alimentação para evitar surpresas. Em Portugal não é permitido que estrangeiros trabalhem, mas caso estejam estudando é possível arranjar um estágio de meio período.

Comentários