Você está aqui

Para conscientizar sobre o trânsito, Santa Bárbara inaugura minicidade

Para conscientizar sobre o trânsito, Santa Bárbara inaugura minicidade

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, inaugurou o projeto “Cidade Mirim”, com o objetivo de educar alunos das redes públicas e particulares de ensino sobre cidadania e trânsito. Para isso, foram reproduzidas vias públicas, faixas de pedestres, ciclofaixas e semáforos.

O projeto tem um cunho social e educacional muito importante, visto que os índices por morte em acidentes de trânsito no mundo aumentam a cada dia e o Brasil carrega a vergonhosa quarta posição dos países com mais mortes no trânsito da América Latina, apresentando uma taxa de 23,4 óbitos no trânsito para cada 100 habitantes. Além desses dados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 o número de mortos pode chegar a 1 milhão por ano.

Por isso, a Cidade Mirim tem uma missão importante: educar futuros motoristas para que pratiquem cidadania no trânsito e que repassem o que aprenderam até mesmo para os adultos.

Para realização, o projeto fez parcerias com a iniciativa privada, no qual doaram minicarros elétricos e bicicletas, para que as crianças pudessem trafegar e aprendessem as regras do trânsito.

O secretário de Trânsito da cidade, Rômulo Gobbi, disse em entrevista ao O Liberal, que essa realização “São Metas que queremos cumprir para melhorar o espaço”.

Além de Santa Bárbara d’Oeste, outras cidades contam com esse projeto, são elas: Curitiba, Itu, Maringá, Quatro Barras, Pelotas, São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais.  

@Fontes: O Liberal e Folha de SP.

Imagem do texto: Mariana Ceccon / O Liberal

Imagem de chamada: VisualHunt

Comentários