Você está aqui

Precisamos de mais professores em nossa sociedade

Precisamos de mais professores em nossa sociedade

Os professores são parceiros para vida

    Dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data que homenageia os responsáveis pela disseminação do conhecimento, educação e, muitas vezes, formação moral do indivíduo na sociedade.

    A data foi escolhida devido um Decreto Imperial feito por Dom Pedro I, o Imperador do Brasil, em 15 de outubro de 1827. No decreto dizia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. A lei completava dizendo sobre a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e como os professores deveriam ser contratados. Seria uma ótima ideia, se tivesse sido cumprida.  

    Contudo, somente em 1947 – 120 anos após o referido decreto – ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

   Além de ser uma das profissões mais antigas, o professor é uma peça chave para a sociedade, pois é uma das figuras mais importante no processo educativo do indivíduo

   Foi-se o tempo em que o professor era somente um transmissor de conhecimento e passava para seus alunos somente aquilo que construiu e aprendeu no decorrer de sua vida. Hoje em dia, o professor é mais que um transmissor de conhecimento, agora os mestres têm uma tarefa mais sensível perante a vida de seu aluno: ser um parceiro de visão, transmitir experiência, ajudar o aluno a refletir, questionar e a contestar sobre algo, logo, o professor é uma peça importante e fundamental para a formação de um cidadão consciente.

  A sociedade, principalmente o poder público, devem se convencer da importância dos professores e assim investir na melhoria na educação e na capacitação dos mesmos, pois o professor torna-se espelho para a vida de muitas pessoas.

  São com os professores que descobrimos o talento que temos para determinada área, que descobrimos interesse por determinados assuntos, aprendemos a ser sensíveis e conviver em grupo, entendemos a diversidade, aprendemos a admirar individualmente, a ser sonhadores e pensar no futuro.

  Graças a um professor, conseguimos escrever, agradecer e parabenizá-lo por esse dia. Por isso, feliz Dia do Professor a todos que ajudam a transformar vidas! 

Comentários