Você está aqui

Nem sempre a melhor contratação vem de um currículo impecável

Nem sempre a melhor contratação vem de um currículo impecável

Regina Hartley, usa sua experiência em recursos humanos para explicar algumas de suas trajetórias do mundo corporativo e nada mais motivador e inspirador que começar falando sobre empresas, do que com a carta de apresentação dos funcionários: o currículo.

Regina explica que nem sempre um currículo excelente garante uma ótima contratação. Em sua palestra para o TEDTalks, a executiva inicia com o seguinte questionamento:

“Sua empresa anuncia uma vaga, os currículos começam a chegar e os candidatos qualificados são identificados. Agora começa a seleção.

Candidato A: universidade de elite, notas excelentes, currículo impecável, referências ótimas. Tudo ideal.

Candidato B: escola pública, pula de emprego em emprego, e trabalhos temporários, como caixa e garçonete cantora. Mas lembrem-se: os dois estão qualificados para a vaga. E então eu pergunto a vocês: qual deles vocês escolherão? ”

Essa pergunta inicial mostra a ótima experiência e convívio empresarial que Regina obteve ao longo de sua carreira.  A mesma ainda conta que o currículo é uma história e ela aprendeu a analisar muito bem antes de descartar.

A executiva ressalta sobre as diferenças sociais que muitos candidatos passam, mostrando que se alguns tivessem as mesmas oportunidades daqueles que nasceram em berço de ouro, não estariam destinados ao fracasso. E, que muitas vezes, o candidato sem oportunidade (apesar de qualificado para a vaga), é o que consegue conduzir melhor uma situação de crise, pois o mesmo precisou lutar sozinho contra todas as expectativas para chegar aonde chegou.

Assista abaixo o vídeo de sua palestra:

Imagem de chamada: Freepik 

Comentários