Você está aqui

07 de abril: Dia Mundial da Saúde

07 de abril: Dia Mundial da Saúde

Hoje é comemorado o Dia Mundial da saúde, e assim como os anos anteriores, a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com outras organizações internacionais escolhem um tema ou uma área que consideram importante, para divulgarem a população como alerta sobre os perigos e riscos de doenças consideradas graves.

Neste ano, a OMS resolveu se focar na diabetes que a cada ano é responsável por 14,5% do total de todas as mortes que ocorrem no mundo. Conforme o Atlas do Diabetes, em 2015, aproximadamente cinco milhões de pessoas entre 20 e 79 anos foram a óbito devido a doença, número que vai além de conflitos civis armado, HIV/AIDS e outras doenças juntas. Mesmo com um número alarmante, a população não se atenta os cuidados necessários para prevenir e combater a doença.

Em 2015, em todo o mundo, aproximadamente 415 milhões de pessoas foram diagnosticada com diabetes dos tipos 1 ou 2. Fazendo uma previsão com os números apresentados de diagnosticados, há uma indicação que em 2030 este número poderá subir para 640 milhões de pessoas, sendo 51,9% constituídos por pessoas do sexo masculino e 48,1 do sexo feminino, segundo a OMS.

A diabetes é uma doença silenciosa, com poucos sintomas, que afeta pelo 40% a mais nos países subdesenvolvidos que não tem um sistema efetivo de prevenção, assim como de tratamento.

O Brasil é o quarto país com número de pessoas diagnosticada com diabetes, posição que representa 3% a 3,5% ao ano. Dados do Atlas Internacional de Diabetes, indicam que em 2015 no Brasil, existiam 14,3 milhões de pessoas com a enfermidade e pelo menos dez milhões com pré-diabetes. Esse número demonstra um desafio para política nacional de saúde, que não somente o Sistema Único de Saúde (SUS), mas também empresas privadas de planos de saúde, devem investir em um tratamento efetivo para a prevenção da doença.

O governo federal investe aproximadamente R$ 22 bilhões por ano para o tratamento e prevenção, mas esse montante ainda está distante das necessidades e cuidados especial que é preciso dar para erradicar essa enfermidade.

Mesmo tento essa dificuldade econômica, política-social para o tratamento e prevenção, o Dia Mundial da Saúde vem com o objetivo da autoconscientização populacional, ou seja, de procurar um profissional da saúde não apenas quando estiver doença, mas sempre que puder, para assim se prevenir de doenças futuras.  

Comentários