Você está aqui

Coletivo desenvolve práticas musicais em UTIs para auxiliar no bem-estar dos pacientes

Coletivo desenvolve práticas musicais em UTIs para auxiliar no bem-estar dos pacientes

O grupo Saracura formado por músicos profissionais, é um coletivo que pratica a humanização a partir da música. Com o projeto ‘Canta Pra Sarar’, os músicos fazem visitas regulares em alas hospitalares como internação, semi-UTI e UTI, tanto para crianças como para adultos com a missão de melhorar o bem estar dos pacientes.

Com sete anos de existência, o coletivo já realizou mais de 1.800 visitas em unidades de saúde, alcançando mais de 80.000 pessoas. A música foi a forma que o grupo encontrou de levar tranquilidade e esperança aos pacientes, além de transportar para uma outra atmosfera - que não é aquela-, esquecendo a situação que estão passando no momento.

O Saracura é certificado por leis estaduais (ProAC –IMS) e federais (Lei Rouanet – incentivo à cultura) que conta com auxílio de músicos profissionais com capacitação e treinamentos específicos para o ambiente hospitalar, devido as alas destinadas ao projeto necessitarem de maiores cuidados.

Os hospitais atendidos pelo grupo Saracura são: AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), HCor (Hospital do Coração), HIS Sabará (Hospital Infantil do Hospital Sabará), Hospital São Paulo, ICr  - Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da FMUSP), Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a UCINE – Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (Hospital das Clínicas da FMUSP).

Com a missão de fazer o dia a dia das pessoas ainda melhor e espalhar amor por meio da música, o Saracura entoa cantigas lúdicas para que os pacientes se integrem nesse universo e deixem, por alguns minutos aquela realidade.

Assistam o vídeo e veja um pouco do trabalho do Saracura:

Para mais informações acessem aqui.

@Fonte: Hypeness

Comentários