Você está aqui

Dia Nacional do combate ao Câncer

Dia Nacional do combate ao Câncer

Hoje comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Câncer, data que foi instituída pelo Ministério da Saúde em 1988, e desde então, a data é destinada à realização de campanhas de conscientização da população com objetivo de informar sobre a importância da prevenção e as formas de tratamento da doença.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que o câncer é a doença que causa mais óbito do mundo, matando 8 milhões de pessoas por ano.  

O Instituto do Câncer (INCA), divulgou que o câncer é uma doença multifatorial, o que significa que diversos fatores ocorrem e podem se sobrepor, favorecendo seu desenvolvimento. O excesso de gordura corporal, por exemplo, pode estar na origem de boa parte desses novos casos. Estudos apontam evidências que relacionam o excesso de peso ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como os de cólon e reto, mama (na pós-menopausa), ovário, próstata, esôfago e endométrio. E no Brasil, estima-se para 2015 o registro de 576.580 novos casos da doença e para 2016, o Brasil deverá registrar no próximo ano 596.070 novos casos de câncer. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870.

O tratamento para o câncer também é um problema de Saúde Pública, pois 20 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com a doença, sendo 600 mil novos doentes só no Brasil e 60% têm diagnóstico já em estado avançado, o que tem um alto impacto socioeconômico e o controle depende da política pública e envolvimento da sociedade, pois o tratamento é de alta complexidade e 1/3 dos casos de câncer são evitáveis.

Por isso, a data de hoje tem objetivo de conscientizar a população da prevenção e tratamento da doença, pois sendo diagnosticada no princípio, há grandes chances de cura.

Comentários