Você está aqui

Outubro Rosa conscientiza às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa conscientiza às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

O Outubro Rosa, movimento realizado no mês de outubro, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama, inicia suas atividades em vários estados no Brasil.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.  

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, responde por cerca de 25% de novos casos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total dos casos da doença.

A doença é rara antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Além das ações para incentivar o autoexame, em São Paulo, por exemplo, diversos pontos da cidade serão iluminados com a cor da campanha.

A campanha tem início nesta quinta-feira, 1° de outubro, com palestra sobre o assunto, distribuição de lacinhos e voucher para a realização de mamografia e a tradicional corrida Outubro Rosa.

Confira a agenda de ações do Outubro Rosa em São Paulo:



PALESTRAS DO CRAS EM ITAPETININGA


A campanha Outubro Rosa inicia oficialmente em Itapetininga, município de São Paulo. Nesta quinta, das 8h30 às 11h, no Paço Municipal, haverá palestra e distribuição de lacinhos. Já no dia 31, a Avenida Peixoto Gomide receberá profissionais da área, das 9h às 13h, que realizarão exames gratuitos. Além disso, várias palestras serão ministradas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Itapetininga ao longo do mês: no dia 7, às 14h40; no dia 15, às 9h; no dia 21, às 14h30, e no dia 27, às 14h.

Quando: 1 a 31 de outubro de 2015
Onde: Itapetiningua (São Paulo).



PROJETO MUSA


Uma carreta equipada para fazer mamografias percorrerá as indústrias da Grande São Paulo para fazer o exame de detecção precoce de câncer de mama. O projeto MUSA (Mulher Saudável) é uma ação da Fiesp.

Quando: 1 a 31 de outubro 


Onde: Diversos pontos da cidade de São Paulo.

JORNADA PAULISTA DE MASTOLOGIA


Organizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, o evento leva inúmeras palestras ao centro de convenções do shopping, abrangendo temas como “Tratamento de Câncer de Mama em Homens” e “Atualização em Radioterapia da Mama”. Durante todo o mês, ainda serão distribuídos 400 vouchers para a realização de mamografias em entidades parceiras, além de exposição exclusiva com manequins customizados.

Quando: 1 e 3 de outubro de 2015
Onde: Shopping Frei Caneca

CORRIDA OUTUBRO ROSA


A tradicional Corrida Outubro Rosa realiza mais uma edição em São Paulo, com ponto de largada e chegada em frente ao Shopping Iguatemi. As inscrições estão encerradas.

Quando: 4 de outubro de 2015
Onde: Shopping Iguatemi

Comentários